Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

segunda-feira, 5 de março de 2018

COMUNICADO


Informamos em nome do Instituto Estadual de Florestas que a Estação Ecológica de Mar de Espanha, na Zona da Mata Mineira, está temporariamente fechada em função do risco de contaminação de febre amarela. A medida recomendada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) visa garantir a segurança da população, tendo em vista que foram confirmadas mortes de macacos nessa área, em decorrência da doença. O alerta vale para outras seis unidades de conservação, que não estão fechadas, mas se localizam no entorno de áreas onde houve morte de primatas. Os macacos não transmitem a febre amarela a humanos, mas a morte deles é um indicativo da circulação do vírus. Orientamos a população dessas regiões que procure um posto de saúde e atualize o cartão de vacina. Pessoas entre 9 meses e 59 anos devem se vacinar. Apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção ao longo de toda a vida. A cobertura vacinal no Estado de Minas Gerais atingiu 81%, mas a meta é de 95%.

Os Parques Estaduais Serra do Rola Moça e Itacolomi estão com visitação e atividades recreativas temporariamente suspensas. No Parque Serra do Rola Moça, a medida foi adotada depois de um morador de Brumadinho, na Grande BH, ser internado no Espirito Santo com o diagnóstico de febre amarela. Além dele, um vizinho morreu por causa da doença. Os dois casos foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

UNIDADE TEMPORARIAMENTE FECHADA:
* Estação Ecológica de Mar de Espanha

UNIDADE COM ATIVIDADES TEMPORAIAMENTE SUSPENSAS:
* Parque Estadual Serra do Rola Moça
* Parque Estadual do Itacolomi

UNIDADES EM ALERTA (Devido à proximidade de áreas onde houve morte de primatas):
* Estação Ecológica do Cercadinho
* Parque Estadual Serra Verde 
* Parque Estadual da Baleia
* Refúgio de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José
* Parque Estadual do IbitipocaAPA Cachoeira das Andorinhas
* APA São José
APA Seminário Menor de Mariana
EE Arêdes
EE Tripuí
FLOE Uaimíi
MN Itatiaia
MN Pico do Itabirito
MN Serra da Moeda
MN Serra do Gambá
PE Serra do Ouro Branco
REVS Libélulas da Serra de São José

Nenhum comentário:

Postar um comentário