Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

segunda-feira, 11 de junho de 2018

14 de Junho de 2018 - Aniversário da Estação Ecológica Estadual de Arêdes

Imagem da Estação Ecológica de Arêdes.


Olá Amigos da Cultura e Conservação ! No aniversário de 8 anos da Estação Ecológica Estadual de Arêdes resolvemos preparar uma surpresa que em breve será postada aqui no blog, assim como nas redes sociais. Como trata-se de uma Unidade de Conservação que visa a educação ambiental e patrimonial, juntaremos as riquezas de Itabirito,  pessoas e lugares, em uma só mistura !

Aguardem....

Imagem da Estação ecológica de Arêdes.


Moção ICOMOS Brasil a favor da Estação Ecológica Estadual de Arêdes

Durante a assembléia geral do ICOMUS, realizada em 25 de abril de 2018, esta organização não governamental presente em diversos países e que atua como consultor para a implementação de patrimônios mundiais, associada da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), decidiu enviar ao governador de Minas Gerais, aos deputados estaduais e ao Ministério Público Estadual uma moção alertando para as graves conseqüências da alteração dos limites da Estação Ecológica de Arêdes.
Segundo a moção, tal mudança na área da estação foi realizada sem a transparência e o diálogo necessário e também foi desprovida de qualquer avaliação técnica, o que coloca em risco o patrimônio arqueológico e natural que até então estava protegido por lei. Segundo o presidente do Icomos Brasil, Leonardo Barci Castriota, “a moção representa a preocupação do Icomos para que esse patrimônio natural e cultural não seja descaracterizado”. (Fonte: Blog Lei.A )

Leia o documento na íntegra:

MOÇÃO DO ICOMOS-BRASIL

Excelentíssimo Senhor Governador,
O Conselho Internacional de Monumentos e Sítios/ICOMOS-BRASIL durante a sua Assembléia Geral realizada no dia 25 de abril de 2018, durante o seu Segundo Simpósio Científico, ocorrido em Belo Horizonte, capital mineira, vêm à presença de Vossa Excelência e aos Excelentíssimos Senhores Secretários de Estado e Deputados Estaduais de Minas Gerais, ao Senhor Diretor Geral do IEF e ao Ministério Público Estadual, expressar a nossa grande preocupação quanto às graves conseqüências relativas à aprovação do artigo 84 da Lei nº. 22.796/2017 que altera os limites da Estação Ecológica de Arêdes-EEA.
Essa Lei foi publicada no “Diário do Legislativo” em 28 de dezembro de 2017. A alteração da área da Unidade de Conservação foi realizada sem a transparência e os diálogos necessários.
A Estação Ecológica de Arêdes foi criada com o objetivo principal de proteger os mananciais de abastecimento humano no alto Rio das Velhas, do patrimônio arquitetônico vernacular e arqueológico, bem como, remanescentes dos Biomas Cerrado e Mata Atlântica.
Não obstante proporcionar uma significativa alteração nos limites da Estação Ecológica de Arêdes subtrai uma grande e importantíssima gleba munida dos principais conjuntos de ruínas de alvenaria de pedras do período colonial da área original dessa relevante Unidade de Conservação; o que demonstra que tal medida foi totalmente desprovida de uma mínima avaliação técnica e de uma discussão junto à sociedade.
Assim sendo, apelamos as Vossas Excelências que revertam os efeitos de tal artigo, evitando que suas danosas conseqüências se instalem comprometendo a integridade e a conectividade do riquíssimo patrimônio cultural e ambiental existente nessa Unidade de Conservação.
Respeitosamente,

ICOMOS-BRASIL


Nenhum comentário:

Postar um comentário