Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

quinta-feira, 26 de março de 2020

AS ÁGUAS DE ARÊDES


Ribeirão do Silva. (Foto Detzel).
                             
Olá amigos da conservação e da vida! Conforme já vimos aqui no blog, a Estação Ecológica Estadual de Arêdes exerce uma importante função no que se refere a proteção dos atributos hídricos existentes na Unidade de Conservação (U.C). Veremos a seguir, um pouco destes atributos para entender como Arêdes hoje é uma essencial área preservada por proteger mananciais que convergem para bacias hidrográficas, onde ocorre a capitação de água no abastecimento humano em várias comunidades do entorno e região de Itabirito.

Ribeirão Arêdes. (Foto de 01/11/2019).

O estado de Minas Gerais abriga em seu território as nascentes de importantes rios brasileiros como o rio São Francisco, rio Grande, rio Paranaíba, rio Doce, rio Paraíba do Sul, rio Jequitinhonha e rio Mucuri. A Estação Ecológica Estadual de Arêdes, por sua vez, está inserida na Região Hidrográfica do São Francisco, que é constituída unicamente pela bacia hidrográfica do rio São Francisco, situada na sua totalidade em território nacional.

Bacias hidrográficas do estado de Minas Gerais com destaque à localização da E.E.E. de Arêdes. (Fonte Detzel / Mapa adaptado IGA)


No contexto regional, Arêdes está integralmente inserida na bacia hidrográfica do rio itabirito. Já no contexto local, encontra-se em grande parte situada na sub-bacia do Ribeirão do Silva, estando a sua parte extremo sudeste localizada na sub-bacia do Córrego do Bação.


Principais bacias hidrográficas na EEE de Arêdes e entorno. (Fonte Detzel ).

O Ribeirão do Silva possui extensão aproximada de 25 km e orientação norte-sul, estando situado imediatamente a leste da Unidade de Conservação. Observa-se marcada assimetria entre seus tributários da margem direita, a oeste, com percursos mais curtos a partir das nascentes na Serra da Moeda, e aqueles da margem esquerda, a leste, que apresentam percurso mais extenso e maior número de afluentes. O volume hídrico do Ribeirão do Silva apresenta visível incremento após receber as contribuições de importantes tributários, dentre eles o ribeirão Arêdes e córrego da Grota.

O ribeirão Arêdes constitui o maior e principal afluente do Ribeirão do Silva e tem como tributários principais os córregos Benevides, Lagoa Seca, do Bugre e da Cascalheira. O córrego Benevides é o curso-d’água com maior extensão no interior da Unidade de Conservação, percorrendo na direção norte-sul toda a sua parte norte e noroeste. Já o ribeirão Arêdes atravessa a Unidade de Conservação na direção aproximada leste-oeste, na sua parte central. O extremo sudeste da UC é cortado pelos córregos da Cava e Cabeceira do Meio, e seus tributários, afluentes do córrego do Bação, que por sua vez é afluente direto do rio Itabirito. 

No último dia 22 de março, comemorou-se mais um dia Mundial da Água para nos lembrar deste bem essencial à todos os seres vivos do planeta, e é dever de todos nós cuidarmos das áreas protegidas que mantêm este serviço ecológico fundamental para todos nós. Vamos preservar!

Dia 22 de Março, Dia Mundial da Água!



 Fontes: IGA / IBGE/ IEF/Detzel - Plano de Manejo da Estação Ecológica Estadual de Arêdes.
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário