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terça-feira, 9 de junho de 2020

PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Mês do Meio Ambiente -

Olá amigos da conservação e da vida! Você já parou para pensar no que vem a ser Educação Ambiental?

A Educação ambiental é um processo de educação, responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade.

Imagem da Estação Ecológica Estadual de Arêdes. (Foto acervo da EEEA).

No Brasil, a educação ambiental assume uma perspectiva mais abrangente, não restringindo seu olhar à proteção e uso sustentável de recursos naturais, mas incorporando, fortemente, a proposta de construção de sociedades sustentáveis.
É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do ser humano em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas.


Imagem da estação ecológica estadual de Arêdes. (Foto acervo EEEA).

História

Em 1975, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) promoveu, em Belgrado (Iugoslávia), o Encontro Internacional de Educação Ambiental, criando o Programa Internacional de Educação Ambiental – PIEA, que apresenta um conjunto de princípios e diretrizes para o desenvolvimento da área.
Logo em seguida, em 1977, aconteceu a Primeira Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, em Tbilisi (Rússia), organizada pela UNESCO com a colaboração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que gerou um documento onde constam os objetivos, funções, estratégias, características, princípios e recomendações da educação ambiental, que servem como base para a prática dos educadores ambientais no mundo inteiro até os dias atuais.
Em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, aconteceu a Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) para avaliar a situação ambiental do mundo e as mudanças ocorridas desde a Conferência de Estocolmo. De forma paralela a esse evento, ocorreu a 1ª Jornada Internacional de Educação Ambiental, que gerou três documentos que são referência para a prática de educação ambiental: Agenda 21, Carta Brasileira para a Educação Ambiental e o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

Imagem de ambiente de cerrado na Estação Ecológica Estadual de Arêdes. (Acervo da EEEA).



Fontes:
Artigos:
- Guimarães, Mauro (2000). Educação Ambiental: no consenso em embate?. Campinas:: Papirus
- Abordagens lúdicas no ensino de física enfocando a educação ambiental
- Rita Mendonça "O educador ambiental ensina por suas atitudes". Nova Escola



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