Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

quarta-feira, 10 de junho de 2020

PROGRAMA ENDEREÇO VERDE, MEU IPê - Mês do Meio Ambiente -

Olá amigos da conservação ! Hoje, falaremos sobre uma  ação de educação ambiental que têm o objetivo de incentivar o plantio de árvores (Ipê) na cidade de Itabirito, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas, Estação Ecológica Estadual de Arêdes. 



Algumas das placas do projeto "Endereço Verde, meu IPê".


O Programa "Endereço Verde - Meu IPê" já plantou mais de 160 mudas de Ipê no município de Itabirito em menos de 8 meses, distribuindo-as no Parque Ecológico, Campo de malha da COAB (em frente ao Poliesportivo), 1ª escadaria do São Cristovão, Gutierrez (Rua José Amaro Cordeiro, perto da casa nº 331), Gutierrez (pracinha  de frente a Escola Ana Amélia Queiroz), Avenida José Farid Rahme, Acesso 2 (Jardim do bairro Agostinho Rodrigues sentido radar da BR-356), IFMG-Campus Avançado de Itabirito, Loteamento Estância Real (Novo itabirito) e Bairro Padre Adelmo.
Todas as mudas foram catalogadas, com a identificação da coordenada geográfica, condição, DAP e altura. O programa foi tão bem recebido que foi acrescentada, a placa de identificação, o cuidador da respectiva muda. É importante destacar que o Programa foi abraçado pela equipe do Parque Ecológico de Itabirito, que atua diretamente no plantio e monitoramento das árvores.
Daqui a alguns anos, a cidade estará repleta de flores anunciando a chegada da primavera! Em tempos tão difíceis, ações como esta demonstram que cuidar do meio ambiente precisa ser um ato contínuo! Que sejamos melhores e façamos sempre mais! Viva o Dia Mundial do Meio Ambiente!

Confecção das placas de maneira artesanal:

  


Entenda o Programa "Endereço Verde - Meu Ipê"

Você sabia que qualquer equipamento de informática (computadores, impressoras, etc.) ligado a uma rede possui uma identificação única chamada IP?
Você sabia que a árvore Ipê é uma espécie brasileira nativa em nossa região, que floresce no final do inverno e início da primavera? Existem aproximadamente dez espécies diferentes, cada qual apresentando uma tonalidade. O mais comum é o Ipê-Amarelo, mas podemos ainda destacar o ipê-branco e o roxo.  Elas crescem devagar e podem atingir até 30 metros de altura, mas a maioria mede de 7 a 15 metros.
Juntando as definições de IP e Ipê, surgiu o Programa "Endereço Verde - Meu IPê", que tem como objetivo "criar" um endereço verde único para prédios públicos e instituições de ensino.
Na primeira etapa será plantada pelo menos uma muda de ipê (rosa, roxo ou branco, pois o amarelo já se destaca na cidade) em cada instituição participante, que será responsável por cuidar do exemplar, divulgando nas redes sociais do IEF e da Prefeitura de Itabirito as etapas de crescimento até sua floração. O ponto do plantio será georreferenciado e disposto em um mapa contendo a descrição da espécie e sua respectiva instituição.
Na segunda etapa, já com o ipê florido em meados de agosto/setembro, poderemos identificar as instituições participantes por seu endereço verde, ou seja, seu Ipê.
Assim, em alguns anos, nossos prédios públicos terão destaque no meio da paisagem de concreto. Participe e faça a adesão de sua instituição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário