Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Arêdes e as paisagens do legado de Minas Gerais

Imagem da Estação Ecológica Estadual de Arêdes
Imagem da Estação Ecológica Estadual de Arêdes. 

Olá amigos da conservação e da vida! Esperamos que todos se encontrem bem! Hoje, aqui no blog, vamos tecer alguns assuntos e reflexões sobre o conceito de "Paisagem". A forma como nós compreendemos o mundo a partir de nossos sentidos está completamente ligada a nossa percepção da paisagem. 

A relação que criamos com os diferentes lugares que temos a oportunidade de experienciar contribui diretamente com nossa forma de enxergar o mundo. Assim, independentemente da região a qual habitamos, as paisagens representam muito mais do que palcos para nossas ações. Todos os elementos existentes em determinada paisagem devem ser respeitados, sejam naturais ou artificiais. 

Imagem de "recorte" da paisagem da Estação Ecológica Estadual de Arêdes. (Imagem 2019).

Atividades como o corte de árvores nativas, tratamento do solo, criação de animais domésticos, construção de edifícios, estradas asfaltadas, perfuração de montanhas para abertura de minas ou túneis e até lançamentos de resíduos no ar e cursos d'água alteram diretamente as propriedades e características naturais do ambiente. Podendo assim, modificar as paisagens bem como suas funções ecológicas.  

A existência de áreas protegidas por lei é um mecanismo existente para possibilitar a proteção de aspectos naturais e culturais necessários tanto para manter atributos naturais necessários para a sobrevivência humana bem como para possibilitar métodos de gestão socioambiental estratégicas para o desenvolvimento de forma equilibrada. 

A Estação Ecológica Estadual de Arêdes é uma destas áreas protegidas a qual abriga além de atributos naturais únicos, um vasto acervo da história de Itabirito e Minas Gerais. Um legado da humanidade que apresenta em sua paisagem, as belezas raras da natureza em suave diálogo com as marcas das relações antrópicas existentes ao decorrer da história. História esta que nós fazemos parte, ao mesmo tempo que ajudamos a escrever.  

Imagem da Estação Ecológica Estadual de Arêdes.
Ao fundo, imagem do Monumento Natural Estadual Pico do Itabirito. 


 “A paisagem existe, através de suas formas, criadas em momentos históricos diferentes, porém coexistindo no momento atual”. 

                                                                                                                                   (Milton Santos). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário