Imagem de ruína em arêdes. |
Através da Arqueologia, ciência responsável pelo estudo do passado por meio de vestígios materiais, é possível identificar e analisar objetos de civilizações da antiguidade, proporcionando informações sobre sua cultura e o seu modo de vida. No Brasil a área de atuação é restrita, os investimentos em pesquisas na área ainda são poucos, a demanda esta concentrada nas instituições ou empresas privadas que de alguma forma acabam sendo ligadas à restauração ou preservação do patrimônio histórico e cultural.
Quando empresas de grande porte tem uma certa necessidade de criar empreendimentos que podem colocar em risco artefatos, ruínas e até sítios arqueológicos, se veem na obrigação de contratar empresas e profissionais da área para atuar nos chamados resgates que muitas das vezes são de informações tendo em vista que nem sempre é possível deixar de suprimir a parte física preservada.
|
Imagem da Estação Ecológica de Arêdes. ( foto tirada dia 06 de maio de 2013 ). "Há suficiente no mundo para toda a necessidade humana, não há o suficiente no mundo para a cobiça humana"
Mahatma Ghandi
|