Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Dia da Mãe Terra !



Olá pessoal ! Bom, hoje dia 22 de abril comemora-se o dia do Planeta Terra (também Dia da Terra ou Dia da Mãe Terra), um dia para reconhecer a importância do planeta em que vivemos, e um dia para refletir naquilo que podemos fazer para ajudar a Terra. A sensibilização para os problemas que o planeta enfrenta é essencial. Experimente estas dicas para o Dia da Terra:
  • Plante uma árvore típica da sua região;
  • Pinte um desenho do planeta Terra;
  • Incentive a reciclagem;
  • Lute por uma causa ambiental de sua escolha;
  • Use menos energia, desligue as luzes quando possível.
  • Economize água sempre !
Estes são alguns dos hábitos que nós devemos ter no dia da Terra  sendo que apesar de comemorado hoje
todo dia é seu dia, assim  estes hábitos são sempre recomendados! 
Existem várias possibilidades que ainda estão ao nosso alcance, possibilidades estas de mudar o rumo das coisas para melhor.  

Imagem da Estação Ecológica de Arêdes.

A parir de pequenos atos que grandes mudanças acontecem. Vale lembrar a situação do Projeto de Lei 4.696 / 2013  que altera a área da Estação Ecológica de Arêdes. Este PL prevê o acréscimo de mais de 1000 hectares à UC e a retirarada de três importantes áreas de conservação, áreas estas exploradas irregularmente no passado. Apesar de aprovado pela Assembléia tal Projeto de Lei ainda aguarda a assinatura do Governador para ser sancionado pois ocorreu reivindicação de ambientalistas a respeito. Tal reivindicação tomou as páginas da internet através de um  Abaixo assinado virtual com mais de 900 assinaturas até então. Este tipo de manifestação é um destes atos que estão a nosso alcance e que podem fazer grande diferença.


Imagem da Estação Ecológica de Arêdes.

Preservar e usar de forma inteligente os recursos naturais é o melhor presente que podemos dar ao nosso planeta no Dia da Terra !



quarta-feira, 16 de abril de 2014

Patrimônio Arqueológico e Reconversão Ambiental no C.A.R.A - parte 2






Olá, conforme já vimos, vêm sendo  realizado reabilitação na região das ruínas de Arêdes. Esta reabilitação vai muito além de apenas o preenchimento das cavas ao entorno das ruínas, mas sim reconstituir toda esta área deixando-a  mais próximo ao estado natural. Em relação a arqueologia vêm sendo feitos estudos e trabalhos pela equipe especializada da Artefacto, conforme visto aqui no blog anteriormente. A seguir a continuação do relatório dos trabalhos realizados no C.A.R.A ( Complexo Arqueológico das Ruínas de Arêdes).


Imagem de Ruína de Arêdes.



3.2.2- Sinalização
Além das ações voltadas ao cercamento, indicadas acima, as estruturas, conjuntos arqueológicos e acessos situados no interior do perímetro destinado ao programa de reabilitação ambiental foram também sinalizados para tráfego, evitando que funcionários e operários possam, em alguma manobra ou operação, danificar ou comprometer a integridade das mesmas. A rodovia também utilizada pelos caminhões foi devidamente sinalizada nas proximidades do sítio. Foram realizadas orientações especificas para a equipe responsável pela implantação das placas.


3.3-Sistema de Controle e Segurança Patrimonial
Após o cercamento foi instalado pela empresa de segurança e vigilância contratada pela SAFM Mineração ‘Sistema de Controle de Rondas’ no conjunto 1 do sítio arqueológico Aredes, que tem garantido monitoramento e controle  periódico por parte dos vigilantes ou rondas do sítio arqueológico e seus acessos.
O sistema de segurança é composto pelos seguintes equipamentos: Bastão (leitor) e ‘Button’, chip encapsulado em uma chapa inoxidável redonda (que possui um código de segurança especifico) e um software , que permite baixar e controlar as datas e horários das vistorias. 


3.4-Orientação aos Motoristas
Antes do início do enchimento da cava oeste, a primeira a ser reabilitada, foram realizadas atividades educacionais, tais como,  palestras e reuniões em auditório da SAFM, bem como, orientações em campo para os motoristas (de caminhões e veículos fora-de-estrada) que vão trafegar no sítio arqueológico Aredes ou em seus arredores. Quando novos motoristas são agregados às atividades de enchimento das cavas, orientações direcionadas estão sendo periodicamente realizadas.


3.5- Comunicação Visual
Está sendo realizada por equipe especializada em comunicação visual, no caso a Orange Editorial, levantamento fotográfico e filmagens dos programas aqui tratados em suas diferentes fases de desenvolvimento. Visando a montagem final estão sendo também realizadas entrevistas com pesquisadores e ou especialistas em temas diversos sobre Aredes. Também foram feitas pelo piloto de parepente motorizado componente desta equipe, fotografias aéreas do sítio Aredes. Parte do material visual deverá, após seleção e tratamento, compor o relatório final, bem como, material de divulgação e publicação científica sobre este patrimônio arqueológico e pioneiro projeto de reconversão de território envolvendo sítio arqueológico.   

  
Imagem de ruína na Estação Ecológica de Arêdes.




3.6-Orientações atividades de capina
Foram realizadas orientações à equipe responsável pela capina e supressão parcial de cobertura vegetal na área dos três conjuntos principais. Obviamente esta limpeza foi somente superficial, pois não e intuito neste projeto qualquer intervenção ou escavação no piso do sítio. Foi feita  a manutenção de determinadas plantas, como orquídeas, cáctus e outros, que devem ser mantidos e aproveitados em projeto paisagístico e ambiental. A manutenção de eucaliptos na área do sítio Aredes deverá ser avaliada posteriormente por especialista da área com a orientação do IEF.


Área durante o preenchimento das cavas próximo ao C.A.R.A

Área próximo as ruínas após o preenchimento das cavas e  já no início da reabilitação vegetal.


3.7- Monitoramento do Enchimento das Cavas
A cava Oeste vem sendo objeto de atividades de enchimento de estéril. Em função da proximidade das estruturas arqueológicas na porção oeste, em especial do muro componente do conjunto de ruínas (Conj. 1), esta cratera vem sendo preenchida com extremo cuidado para evitar qualquer tipo de dano ao patrimônio local.
Continua a atenção no que se refere a necessidade de se evitar carreamento de sedimento em direção ao curso d´água Aredes que passa ao sul, onde foi aberto um corte para escoar a água acumulada na cava. Este corte deverá ser eliminado com a finalização do preenchimento da cava. Posteriormente deverão ser desenvolvidos os trabalhos de enchimento das cavas Norte e Sul.

3.8- Acompanhamento  das equipes da SAFM, IEF e MP
Este projeto vem sendo subsidiado e custeado pela SAFM Mineração, que tem equipe da área ambiental composta por técnicos em meio ambiente, Geólogo, Engenheiro de Minas e monitor voltados para o suporte logístico e operacional dos seus programas componentes. 
Técnicos do Instituto Estadual de Florestas-IEF, em especial a gerência da Estação Ecológica de Aredes e equipe, vem acompanhando a realização dos programas supracitados. Também já foram realizadas vistorias da equipe da Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico[1] do Ministério Público do Estado de Minas Gerais. 




[1] Promotor de Justiça Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda e Dra. Neise Mendes Duarte.


Imagem da Estação Ecológica de Arêdes.





segunda-feira, 14 de abril de 2014

Monitoramento...

Olá a todos novamente ! Conforme já vimos aqui no blog, existe um trecho da Estação Ecológica de Arêdes, deixou de ser UC pois foi uma das exigências necessárias para implantação do empreendimento Estrada Particular de Ligação Mina do Pico Mina de Fábrica da empresa Vale S/A. Tal ato foi possível devido a Lei nº 19.555, de 9 de agosto de 2011, referente a desafetação de uma área da UC para o referido empreendimento logístico. Estamos acompanhando o andamento das obras que vêm ocorrendo na Unidade visando evitar possíveis impactos desnecessários.

Área do empreendimento dia (01/02/2013)

Área do empreendimento dia (02/04/2014)

No último dia  02 de abril foi feita vistoria no local do empreendimento, no trecho que passa pela Unidade de Conservação e foi averiguado algumas adequações que devem ser realizadas. Tais adequações referem-se ao acesso e segurança dos funcionários da Estação, que necessitam transitar para a outra gleba, para gestão da mesma. Continuamos acompanhando as ações das obras que vem ocorrendo na área.

Situação atual do empreendimento, no trecho do túnel de acesso à UC.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Resposta ao Manifesto sobre o PL 4.696/2013

Após encaminhado Manifesto a respeito aos conflitos sobre o Projeto de Lei 4696/2013 ao Governador do estado de Minas Gerais, obteve-se Resposta conforme vocês podem conferir a seguir:


Conforme recebermos mais informações a respeito o PL continuaremos informando.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O PL 4.696/2013 que altera os limites de Arêdes. Manifestação em prol da Conservação!

Olá a todos mais uma vez, hoje falaremos a respeito de uma proposta de alteração dos limites da Estação Ecológica de Arêdes que tramita na Assembléia. No final do ano passado foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL) nº 4.696/2013, que altera a área da Estação Ecológica de Arêdes. Este projeto de Lei prevê o acréscimo de mais de 1000 hectares à UC e a retirarada de três importantes áreas de conservação, áreas estas exploradas irregularmente no passado. Apesar de aprovado pela Assembléia tal Projeto de Lei ainda aguarda a assinatura do Governador para ser sancionado pois ocorreu reivindicação de ambientalistas a respeito. Tal reivindicação tomou as páginas da internet através de um  Abaixo assinado virtual com mais de 900 assinaturas até a presente data, que em um trecho descreve " através do PL 4.696/2013, em uma manobra de duvidosa moral e ainda ilegal, pois vai contra os artigos 5º e 22º da lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, sob a promessa de ampliação da área protegida, procura-se retirar três áreas importantes da Reserva a fim de que a exploração mineral retorne, degradando novamente esse precioso patrimônio mineiro no Sinclinal Moeda".


Imagem da reportagem no jornal O TEMPO.



Após a situação chegar ao Conselho Consultivo Conjunto da Estação Ecológica de Arêdes e Monumento Natural Serra da Moeda e ser discutida e analisada em reunião os conselheiros se manifestaram a respeito  e encaminharam para o conhecimento do Governador de Minas Gerais,do Secretário de Meio Ambiente do Estado, do Diretor Geral do IEF e Ministério público a opinião do Conselho referente a alteração da área da UC. Tal manifesto vocês podem conferir a seguir. 


Manifesto encaminhado ao Governador.