Espécie de ave denominada popularmente como "Seriema". Normalmente encontrada na região da Estação Ecológica Estadual de Arêdes (imagens retiradas da internet). |
Olá amigos da conservação, estamos aqui mais uma vez e hoje voltando a apresentar informações sobre as espécies da fauna encontradas na Estação Ecológica Estadual de Arêdes. Na série "A Fauna de Arêdes" a cada mês são divulgadas informações sobre espécies da fauna que habitam as regiões da Estação Ecológica Estadual de Arêdes em Itabirito. Desta vez vamos falar de uma ave que muitas vezes nos deparamos nos campos e formações savânicas e vegetação do cerrado em Arêdes, normalmente observamos dois indivíduos da espécie que anda acompanhada, estamos falando da "Seriema" (Cariama Cristata).
Cariama Cristata. Imagem da Internet. |
A Seriema tem de 75 a 90 cm de comprimento, com pescoço, cauda e pernas razoavelmente longos. A plumagem é marrom médio, com manchas pretas em cima, marrom claro na cabeça, no pescoço e no peito e branca na barriga. A cauda tem uma faixa preta perto da ponta, que é branca. O bico e as patas são vermelhos e os olhos amarelos. Da base do bico emergem penas suaves que dão forma a um penacho em leque. É uma ave predadora terrestre da família das seriemas (Cariamidae), incluída antes na ordem "Gruiformes" mas cada vez mais colocada em uma ordem distinta - Cariamiformes (juntamente com três famílias extintas). A Seriema (Cariama cristata) habita desde o Uruguai e os campos do sul do Brasil até o Cerrado, o Pantanal e o sul da Amazônia e atinge também o norte da Argentina. A sua área de ocorrência é estimada em 5,9 milhões de km². A espécie está ausente da Mata Atlântica e das terras altas do planalto ao longo do litoral do Brasil.
Locais de registros referente a ocorrência da espécie no Brasil. |
Muitas características são compartilhadas com a Chunga burmeisteri, o único outro membro vivo da família. O canto é descrito como "um cruzamento entre o latido "serrilhado" de um cão jovem e o cacarejar de perus". Na parte mais alta da música, a ave dobra o pescoço, de modo que a cabeça toca as costas. Ambos os membros de um par, assim como os jovens até a idade de duas semanas, cantam. Por vezes, um membro da família começa uma música apenas quando um outro termina, ou cantam dois ao mesmo tempo. A canção pode ser ouvida por vários quilômetros de distância.
Seriema vocalizando. (Imagem da Intenet.) |