Estação Ecológica Estadual de Arêdes. (2020) |
Olá amigos da conservação e da vida! Estamos de volta com muitas novidades e coisas boas para compartilhar! Aqui na Estação Ecológica Estadual de Arêdes, além da natureza realizando plenamente suas atividades ecossistêmicas, a equipe da U.C e parceiros buscam realizar o devido apoio na gestão e estruturação em prol do monitoramento e manejo deste espaço territorial de suma relevância socioambiental.
Após o complexo período pandêmico pelo qual passamos, com a retomada das dinâmicas da sociedade contemporânea, não podemos deixar de refletir sobre nossas ações para com este organismo vivo que chamamos de Planeta Terra. Somos parte deste organismo, e se ele adoece, adoecemos junto.
No que tangem as ações ecossistêmicas que nos sustentam, essas continuam plenas, e a proteção de áreas com atributos naturais relevantes se mostra cada vez mais necessário para garantir que os serviços ecológicos e sociais permaneçam saudáveis. A ciência nos permite compreender que o contato com a natureza é necessário para vivermos bem. Mas daí surge um necessário questionamento: Que tipo de qualidade de vida queremos? Será que as próximas gerações poderão desfrutar de tal configuração de mundo? Fica aí a reflexão ...
Estrutura denominada "Senzala ou Comercio" durante as obras de Revitalização. (Nov. 2022) |
BIODIVERSIDADE NOS SAÚDA
Durante os monitoramentos realizados na região de Arêdes, a fauna continua manifestando sua presença. Na região do complexo arqueológico de Arêdes vivem lebres "serelepes" (Que me assustaram esses dias quando próximo a mim, correram velozmente ao notar minha presença rs...). Sempre deixam novos vestígios (as típicas fezes em formato de pequenas bolinhas).
Canários (Serinus canaria), Maria-Preta (Knipolegus lophotes) e os Carcarás (Caracara plancus) são aves comumente observadas na região, e quando por ventura você que lê esta mensagem puder conhecer pessoalmente a Unidade de Conservação, irá ouvir e provavelmente visualizar alguma delas.
Lembrando que na gestão de áreas protegidas, nem tudo são flores (se me permitem o trocadilho). Com a retomada abrupta das dinâmicas sociais, o aumento do fluxo de trânsito associado a mudanças no traçado de rodovias vêm se mostrando um elemento prejudicial aos ecossistemas ligados as áreas protegidas e corredores ecológicos do Quadrilátero Ferrífero Aquífero.
Atropelamentos de fauna têm se mostrado mais intensas, e é necessário se atentar aos recursos de proteção da fauna e da flora como por exemplo as passagens de fauna (conforme já vimos aqui no blog), e redutores de velocidade.
A quantidade de caminhões oriundos das atividades minerárias na região transitam nas mesmas rodovias que demais veículos, e mesmo com tentativas de resolver tal problema (como exemplo da Via de ligação Mina do Pico até Mina de Fábrica que propunha dar exclusividade ao fluxo de caminhões de transporte de minério e encontra-se sem utilização), vemos atualmente um grande número de acidentes de trânsito envolvendo caminhões.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO
Além dos trabalhos correlatos aos monitoramentos periódicos realizados nesta Unidade de Conservação localizada em Itabirito, ações de aporte infra-estrutural também estão em pleno movimento, e atualmente a "Revitalização da Cobertura da estrutura arqueológica denominada Senzala ou Comércio" foi realizada após meses de trabalho e atividades constantes, e o resultado você poderá conferir aqui.
No ano de 2023, o primeiro batismo realizado em Itabirito que se têm registro (na capela de São Sebastião dos Aredes) completa 300 anos! Muitos assuntos produtivos para compartilharmos este ano! Continuem acompanhando tudo que acontece aqui na Unidade de Conservação localizada em Itabirito e fiquem por dentro dos assuntos!
O monitor ambiental que aqui vos fala, segue compartilhando informações dos aspectos bióticos, abióticos e socioambientais que vivencia a cada dia na nossa agradável e necessária U.C, a qual é uma das Zonas Núcleo da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, estabelecido pela UNESCO.
Seguimos juntos amigos da conservação e da vida, sempre é tempo de resinificar nossas relações com a natureza, e semear ideias que dêem bons frutos é possível sim. Forte abraço ecológico em cada um, e até breve!!
"Basta ser sincero e desejar profundo, você será capaz de sacudir o mundo!"
(Raul Seixas, Tente outra vez).