Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Valor Histórico

Imagem de Ruína da Estação Ecológica de Arêdes

Um importante diferencial que a Estação Ecológica de Arêdes tem em relação as outras Estações Ecológicas é a grande relevância histórica. A UC possui antigas ruínas da época do início da exploração minerária na região e contribuiu diretamente na formação do município de Itabirito.


Imagem de Ruína da Estação Ecológica de Arêdes

 Em 1660, os bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Borba Gato, interessados nas riquezas da região de Minas, para cá se dirigiram. Os primitivos habitantes que viviam na cadeia do Espinhaço, eram os índios "Arêdes". Os bandeirantes conquistaram a região e, dentro de pouco tempo, instalaram-se nos locais chamados Cata Branca, Córrego Sêco, Arêdes, Bragança e Pé de Morro, onde iniciaram a exploração do Ouro. Foi ao redor da mina de Arêdes  que se desenvolveu o povoado de igual nome, onde foi construída uma capela em honra a São Sebastião. A mina de Cata Branca, em 1844, foi palco de tragédia, quando um desmoronamento sepultou 100 operários. O fato fez com que os habitantes locais se afastassem, voltando o interesse para a agricultura de subsistência. Tomou o nome de "Itaubyra" até 1790, quando passou a Itabira do Campo. Em 1924, foi elevado à categoria de município com o nome de Itabirito.



Imagem de Ruína da Estação Ecológica de Arêdes

Imagem da Estação Ecológica de Arêdes


" Se queres conhecer o futuro , estuda o passado "
Confúcio. 

Um comentário:

  1. Carlos, por favor entre em contato com a rádio CBN. Estamos precisando falar com você sobre a estação. (31) 3298-9340 ou adriana.ferreira@cbn.com.br

    ResponderExcluir