Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

DIA DA TERRA, NOSSO LAR !!


Olá a todos! Hoje comemoramos mais um Dia da Terra, e nós da Estação Ecológica de Arêdes queremos lembrar que a hora de preservarmos o nosso meio ambiente é agora, vamos agir e preservar nosso verdadeiro lar...
Imagem da internet.
 A década de 70 foi um momento particular da história, por um lado, hippies, Beatles e protestos em todo o mundo, por outro, o meio ambiente era ainda uma palavra desconhecida pois, a fumaça poluente das cidades era nada mais nada menos que um sinal dos tempos modernos e do progresso econômico. Neste contexto, em 22 de Abril de 1970, foi criado o dia da Terra pelo norte-americano Gaylord Nelson, para levantar uma consciência mundial sobre os problemas ambientais a fim de proteger o planeta Terra. O site de pesquisas "Google" fez um interessante quiz para que cada pessoa descubra qual animal da Terra é, para lembrar da importância da preservação das espécies e da biodiversidade. 

Imagem da internet.


Nesse dia 22 de abril, o planeta inteiro celebra mais um  Dia da Terra. O nosso tem tudo aquilo que buscamos em outros planetas: oceanos, lagos, água líquida, geleiras, desertos, atmosfera, florestas, e claro, a vida (em abundância). Atualmente, mais de 1.800 planetas fora do Sistema Solar já foram catalogados. Queremos sempre buscar coisas novas em planetas longínquos, mas que tal prestarmos atenção naquele planeta que é o único (pelo menos até agora), que pode abrigar vida. Estamos falando do nosso lar: o Planeta Terra.


Imagem da internet.

terça-feira, 14 de abril de 2015

A fauna de Arêdes #1 O Lobo Guará

Fotos do Lobo Guará. (imagens da internet) 

Nome Científico: Chrysocyon brachyurus.

lobo-guará, também conhecido como guaráaguaráaguaraçulobo-de-crinalobo-de-juba, ou lobo-vermelho, é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul e único integrante do gênero Chrysocyon. A espécie não está diretamente ligada a nenhum outro gênero de canídeos e é uma relíquia da fauna pleistocênica da América do Sul. De uma população total estimada em 23600 indivíduos, cerca de 21746 encontram-se no Brasil, 880 no Paraguai e 660 na Argentina e provavelmente não mais de 1000 animais na Bolívia. 



Imagem da distribuição geográfica do Lobo Guará. (imagem da internet)

É o maior canídeo da América do Sul, tendo entre 95 e 115 cm de comprimento, com uma cauda medindo entre 38 e 50 cm de comprimento. Pesa entre 20,5 e 30 kg. Se diferencia dos canídeos sul-americanos, dado suas longas e finas pernas, densa pelagem avermelhada e grandes orelhas.
A pelagem do corpo varia do vermelho-dourada ao laranja e os pelos da nuca são arrepiados e pretos. A parte inferior da mandíbula e a ponta da cauda são brancos. O formato da cabeça se parece muito com de uma raposa, com um focinho esguio e grandes orelhas. Assim como observado no cachorro-vinagre (Speothos venaticus) o rinário se estende até o lábio superior, mas as vibrissas são mais compridas no lobo-guará. A forma esguia dessa espécie provavelmente é uma adaptação ao deslocamento em áreas abertas cobertas por gramíneas.

Foto de Lobo Guará em seu habitat. (imagem da internet)
O lobo-guará caça pequenos mamíferosroedores e aves. Mas a sua dieta tem uma forte componente onívora. Estes animais são bastante dependentes da lobeira (Solanum lycocarpum) e estabelecem, com esta planta, uma relação simbiótica: sem os frutos da lobeira, o lobo-guará morre de complicações renais. Em contrapartida, o guará tem um papel fundamental na dispersão das sementes dessa planta.
O habitat do lobo-guará se caracteriza principalmente por campos abertos, com vegetação arbustiva e áreas de bosque com o dossel aberto. Também pode ser encontrado em áreas que sofrem inundações periódicas e campos cultivados pelo homem. Aparentemente, o lobo-guará prefere ambientes com baixa quantidade de arbustos e vegetação pouco densa. Áreas mais fechadas são utilizadas para descansar durante o dia. Apesar de ser mostrado que a espécie pode ocorrer em ambientes altamente alterados pelo homem, é necessário que se faça mais estudos a fim de se quantificar qual o grau de tolerância do lobo-guará às atividades antrópicas.
Na Estação Ecológica de Arêdes essa espécie foi registrada através de rastros e vestígios (pegadas,  fezes, tocas e carcaças de animais), fotografia, e visualizado algumas vezes caminhando pela Unidade de Conservação. Foi avistado pela última vez na região de Arêdes na sexta-feira dia 11 de abril de 2015. 


Foto de Lobo Guará na Estação Ecológica de Arêdes.


segunda-feira, 6 de abril de 2015

A Páscoa...


Imagem da internet.
Ontem, dia 05 de abril, celebramos mais um Domingo de Páscoa. A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração ocorreu hà muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach cujo significado é passagem. Então, que mostremos a nossas crianças que mais importante do que dar ou receber chocolates e presentes, é lembrar que eles são a esperança de renascimento da consciência de proteger, de fato, nosso verdadeiro lar criado por Deus, nosso Planeta Terra!

Imagem de visita na Estação Ecológica de Arêdes pelos alunos da Escola Municipal Laura Queiroz ocorrida em 09/06/2014. 

A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida. 

Imagem de tapiti, também conhecido como candimbacoelho-do-matolebre e coelho-brasileiro. Espécie atualmente tornou-se escassa e somente observada em áreas protegidas, onde ainda existem florestas. Espécie encontrada na Estação Ecológica de Arêdes. 
Que aproveitemos este sentimento de páscoa para celebrarmos o recomeço, agradecermos pela vida e acreditar que juntos podemos ser cada vez melhores. Estes são os votos da  equipe da Estação Ecológica de Arêdes !!!