|
Imagem da internet. |
Ontem, dia 05 de abril, celebramos mais um Domingo de Páscoa. A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração ocorreu hà muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach cujo significado é passagem. Então, que mostremos a nossas crianças que mais importante do que dar ou receber chocolates e presentes, é lembrar que eles são a esperança de renascimento da consciência de proteger, de fato, nosso verdadeiro lar criado por Deus, nosso Planeta Terra!
|
Imagem de visita na Estação Ecológica de Arêdes pelos alunos da Escola Municipal Laura Queiroz ocorrida em 09/06/2014. |
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas. Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
|
Imagem de tapiti, também conhecido como candimba, coelho-do-mato, lebre e coelho-brasileiro. Espécie atualmente tornou-se escassa e somente observada em áreas protegidas, onde ainda existem florestas. Espécie encontrada na Estação Ecológica de Arêdes. |
Que aproveitemos este sentimento de páscoa para celebrarmos o recomeço, agradecermos pela vida e acreditar que juntos podemos ser cada vez melhores. Estes são os votos da equipe da Estação Ecológica de Arêdes !!!