Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

A fauna de Arêdes #2 Gavião do rabo branco


Fotografia de Gavião do rabo branco. Imagem da internet.


Nome Científico: Geranoaetus albicaudatus.

gavião-de-rabo-branco é uma ave pertencente à ordem Falconiformes, família Accipitridae, de porte médio para grande, entre 44 e 60 cm, em média. Ocorre, principalmente no Centro, no Sul e no extremo Norte brasileiro.  É um gavião grande, constrói o ninho sobre árvores ou rochas com galhos secos. Pesa cerca de 950 a 980 gramas. Ave de rapina de porte compacto, com plumagem negro-acizentada, com exceção do entorno dos olhos, que é branco, e a cauda, que é branca e barrada de preto. Tem o bico negro-acinzentado e o cerume amarelado.



Imagem da ocorrência da espécie em todos os biomas no brasil. (Fonte: site Wikaves/IBGE).

Alimenta-se de insetos, répteis, mamíferos, anfíbios e até outras aves de menor porte. Também vasculha estradas em busca de animais atropelados. É menos um predador especializado do que um generalista, que se concentra em presas de pequeno tamanho e de fácil captura. Pratica a caça de espreita lançando-se sobre a presa de um galho, tronco, estaca ou mesmo de postes de iluminação. Plana muito a procura de alimento. Procura queimadas para capturar animais no solo ou em pleno ar espantados pela fumaça.


 Fotografia de Gavião do rabo branco. Imagem da internet.

Na Estação Ecológica de Arêdes a espécie foi avistada deslocando em sobrevoo algumas vezes. Como têm um voo característico é facilmente identificado em campo. Afronta o vento em voo elástico elegante, pairando com as asas imóveis, movendo apenas as primárias e a cauda para manter o voo. Toma banho de sol arrepiando a plumagem.

Fotografia de Gavião do rabo branco tomando "banho de sol". Imagem da internet.





Nenhum comentário:

Postar um comentário