Imagem de árvore na Estação Ecológica de Arêdes. Foto tirada em 2013. |
Olá a todos, hoje é dia 21 de setembro, data que é celebrado o Dia da Árvore. Nós aqui da Unidade de Conservação de Itabirito, a Estação Ecológica de Arêdes, iremos executar um plantio de árvore próximo ao Terminal Rodoviário de Itabirito, isso para comemorar de forma simbólica o Dia da Árvore e início da Semana Florestal, porém, é importante lembrar que mais importante que se preocupar em plantar uma árvore no dia 21 de Setembro é garantir a proteção do ambiente no dia a dia, em cada detalhe, o tempo todo. Várias áreas estão sendo revegetadas na Estação Ecológica de Arêdes, nos últimos 3 anos mais de mil mudas de árvores foram plantadas em áreas alteradas na região da U.C, porém devemos ter a consciência de que o manejo ambiental não é "algo matemático" e que por melhor e mais precisa que seja a técnica utilizada áreas degradadas, principalmente nas cangas que são áreas únicas no planeta, nunca mais serão o que eram antes, assim, temos que evitar ao máximo a degradação ambiental em todas as escalas!
Imagem de divulgação (Greenpeace) com a frase "Pare a catástrofe". |
Imagens de árvores registradas na Estação Ecológica de Arêdes.
"Uma árvore adulta absorve cerca de 250 litros de água, por dia, do solo. Mais árvores significam menos enchentes, menos deslizamentos, menos desmoronamentos, menos acidentes, menos tragédias, mais vida.
As raízes das árvores absorvem os nutrientes de matérias orgânicas (como fezes de animais) e os transformam em alimentos para toda a planta. Além disso, as folhas, os frutos, a madeira e a própria raiz servem de alimentos para inúmeros seres vivos.
Mais árvores, mais alimentos, mais vida.
As folhas que caem das árvores protegem o solo dos pingos de chuva, que causam erosão. Por sua vez, a erosão prejudica rios, solos e animais.
Nos rios, é a erosão que leva a terra e a areia para o leito, fazendo com que o rio fique mais raso. Consequências: menos água e mais mortandade de peixes.
A erosão deixa o solo mais desprotegido, ao carregar as sementes que poderiam germinar e recompor a vegetação.
Para os animais, a erosão também é altamente prejudicial. Ela cobre e carrega ninhos feitos no chão, matando filhotes. Além disso, sem folhas e frutos, que servem como alimentos, os animais acabam se mudando para outros locais ou mesmo morrendo de fome.
Mais árvores, menos erosão, mais água, mais rios, mais alimentos, mais animais, mais vida.
Uma árvore transpira, por folha, a cada dia, até 60 litros de água. O vapor se mistura com as partículas de poluição do ar e se acumulam nas nuvens. Resultado? Chuva. E com a chuva, toda a natureza agradece.
Mais árvores, mais chuva, mais vida.
Mais árvores também significam mais sombra. Imagine um mundo sem sombra...um mundo onde a proteção natural das árvores dará lugar à proteção incômoda e ineficiente do guarda-sol. Imagine.
Mais árvores, mais sombra, menos incidência dos raios solares, mais saúde, mais vida.
Um mundo sem árvores também significa um mundo em que coisas simples, como respirar, podem se tornar bem, mas bem complicadas. As árvores, principalmente as mais jovens, aquelas recentemente plantadas, produzem mais oxigênio.
Ou seja, plantar uma árvore significa mais oxigênio. E mais oxigênio é igual a mais vida.
Gosta de maçã? De jabuticaba? Pitanga? Goiaba? Pêssego? Acerola? Enfim, gosta de fruta? Plante uma árvore.
Mais árvores, mais frutas, mais sucos, mais saladas, mais doces, mais sabor, mais vida."
Texto: Romyna Lanza - Ascom/Sisema
Imagem da Internet. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário