Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

A Onça Parda e os nove anos de criação da Estação Ecológica Estadual de Arêdes ... ...

 Onça Parda. (Imagem da Internet.)

Olá amigos da conservação e da vida! Hoje vamos falar um pouco de uma espécie que já foi assunto aqui no blog (veja em: "A Fauna de Arêdes # 4"), estamos falando da sagaz, bela e grandiosa "Onça Parda". Conforme informações coletadas durante os levantamentos dos dados  bióticos e abióticos, socioeconômicos, históricos e culturais de interesse sobre a Unidade de Conservação  para compôr o Plano de Manejo da Estação Ecológica Estadual de Arêdes, a Onça-parda Puma concolor, vulnerável no Estado de Minas Gerais e em nível nacional, é o carnívoro terrestre com a maior área de distribuição no continente americano, estando presente em todos os biomas brasileiros. Considerado o segundo maior felino das Américas, o puma é o principal predador de topo encontrado na Estação Ecológica Estadual de Arêdes e região. 

Onça parda caminhando em seu habitat. (imagem da Internet).
Sua dieta é composta principalmente por mamíferos de médio porte, como por exemplo, tatus Dasypus sp., veados Mazama sp., paca Cuniculus paca e capivara (Hydrochoerus hydrochaerys).
 No entanto, pequenos vertebrados também compõem a sua dieta, o que lhe proporciona extrema adaptabilidade aos mais variados ambientes. Durante os levantamentos de campo, esta espécie foi registrada em áreas próximas a lagos e corpos-d’água, onde vestígios de capivaras eram abundantes, o que pode estar diretamente relacionado com a maior probabilidade de encontro com esse tipo de presa. 
Um dos ambientes na Estação Ecológica Estadual de Arêdes de ocorrência da Onça-Parda.
Assim como o lobo-guará, a onça-parda possui área de vida que pode ultrapassar os 100 km² e, a Estação Ecológica Estadual de Arêdes é uma parte da área de vida de um ou mais indivíduos. A caça e a alteração de habitat, com a consequente redução da disponibilidade de presas, são as principais ameaças à espécie, assim, as áreas preservadas nesta região são refúgios para a fauna local. 
Este ano, em celebração aos Nove anos de criação da Unidade de Conservação escolhemos a espécie Topo de cadeia da U.C para ser o mascote deste ano, um símbolo representante a Fauna existente na região da Estação. A onça parda de Arêdes agora precisará de um nome, e convidamos a você nos ajudar a escolher! "Arê" ou "Ita", qual o nome você daria para ela? A enquete se inicia no próximo dia 14, dia de celebrarmos 9 anos do decreto de criação da Estação Ecológica Estadual de Arêdes! Participem!

ARÊ ou ITA? Qual o nome você daria para essa Onça Parda?
(Arte desenvolvida por Cristiano Casimiro do Santos).




Nenhum comentário:

Postar um comentário