Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Conhecendo um pouco mais a nossa Unidade de Conservação

Imagem da Estação Ecológica de Arêdes
  
      Minas Gerais tem uma área total de 588.384 km2, que corresponde a 7% do território nacional . Em conseqüência do seu tamanho e  localização geográfica, o estado abrange parte dos biomas do Cerrado (57% do território mineiro), da Mata Atlântica (41%) e da Caatinga (2%) e as zonas de transição entre os mesmos, que o caracteriza como um estado tipicamente florestal. 

Imagem da Estação Ecológica de Arêdes 


 A cobertura vegetal da EEA é constituída na maioria por Campos Rupestres e também fragmentos da fitofisionomia de floresta estacional semidecidual . Compondo também a biodiversidade local existem na UC várias nascentes e cursos d’agua incluindo o córrego de Arêdes e o córrego do Bugre que são áreas de cabeceiras e de recarga hídrica das bacias hidrográficas federais : sub-bacia do Rio das Velhas e  da bacia do Rio São Francisco . Existe também a nascente do córrego do Bação que abastece parte do município de Itabirito.

Imagem do córrego de Arêdes

  Conforme já publicado, existe também na Unidade de Conservação o complexo arqueológico de Arêdes no qual se trata de uma extensa área onde é possível observar , conhecer e pesquisar sobre o patrimônio histórico cultural ruínas de Arêdes .



Imagem das ruínas de Arêdes .

Imagem das Ruínas de Arêdes .

Imagem do córrego do Bugre .

Imagem das Ruínas de Arêdes .


  
"Quando eu admiro as maravilhas do pôr do sol ou a beleza da Lua, minha alma se expande na adoração do criador"
                                                                                                  Mahatma Ghandi




















Nenhum comentário:

Postar um comentário