Imagem da Estação Ecológica de Arêdes |
Oi, hoje iremos fazer uma breve reflexão analisando o desenvolvimento do homem no país e as alterações causadas por ele no meio ambiente ao decorrer da história. Aqui no Brasil a exploração dos recursos já começou com a chegada dos colonizadores, um país com uma rica biodiversidade ocasionada pelo clima tropical atraiu os olhares dos estrangeiros, o primeiro produto a ser explorado no país foi o Pau-Brasil, espécie que era abundante neste território, mas que hoje está em extinção. O Pau-Brasil era retirado e enviado para a Europa, devido à coloração avermelhada da madeira, ela era utilizada para fabricação de tinturas. Depois, as amplas terras brasileiras foram utilizadas para a plantação da cana-de-açúcar, produto também para a exportação, sendo que o clima e os solos férteis favoreceram esse cultivo. A exploração e o uso dos recursos eram feitos sem grandes cuidados com a preservação, o fator mais importante era produzir mais para lucrar mais, os solos foram empobrecendo e a biodiversidade sendo esgotada, enquanto a natureza sofria com as conseqüências, uma pequena parcela da população enriquecia sobre isso. A preservação da natureza nunca foi preocupação para aqueles que detinham o poder em suas mãos, as bases do desenvolvimento foram a propriedade privada e a natureza transformada em mercadoria, os bens naturais tornaram-se comercializáveis e a tudo foi atribuído um valor.
Imagem da Estação Ecológica de Arêdes |
No estado de Minas Gerais mais precisamente na nossa região, por estar localizada no Quadrilátero Ferrífero, a mineração exerce grande atividade. A exploração mineral se tornou mais evidente a partir da Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII, início do século XIX), quando a produção em massa intensificou a extração de minérios para abastecer a crescente indústria.
A mineração produz profundos impactos nos ambientes, alterando completamente o ecossistema e modificando profundamente a paisagem. Sem contar que contamina as águas com grande concentração de ferro e outros detritos; o prejuízo ambiental é muito elevado, pois alguns rios são assoreados, a fauna e flora contaminada, a cobertura vegetal é retirada e compromete a saúde do homem. Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração são irreversíveis. Hoje os países menos desenvolvidos tomam como exemplo de desenvolvimento os países de primeiro mundo, aqueles onde as pessoas são totalmente submissas ao mercado, o consumismo sem limites é o que rege as relações sociais, a exploração da natureza é a base para o crescimento econômico e ainda
Assim, historicamente podemos analisar diante dos fatos que a lucratividade oriunda da exploração exagerada dos recursos naturais ficam nas mãos de uma minoria e os prejuízos ambientais para toda a população atual e também futura
Imagem de cava de mineração no entorno da Estação Ecológica de Arêdes e Monumento Natural Serra da Moeda |
A Estação Ecológica de Arêdes se destaca entre outras Unidades de Conservação por se localizar em uma região de intensa atividade minerária, com isso é local de importantes pesquisas e estudos sobre a interferência direta da mineração nos meios naturais. Além disso na EEA existem algumas áreas onde houve atividade minerária e passam por processos de reabilitação nas cavas e barragens.
Imagem de cava de mineração fora de atividade e passando por processo de reabilitação (Foto tirada 12/09/2012) |
Imagem de cava de mineração em reabilitação (foto tirada 14/12/2012) |
Imagem da Estação Ecológica de Arêdes (Foto tirada dia 04/03/2013) |
" E melhor ser um homem de valor, do que ser um homem de sucesso "
Albert Einstein
Nenhum comentário:
Postar um comentário