Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Uma reflexão sobre a importância da preservação !



Imagem da Estação Ecológica de Arêdes


    Oi, hoje iremos fazer uma breve reflexão analisando o desenvolvimento do homem no país e as alterações causadas por ele no meio ambiente ao decorrer da história. Aqui  no Brasil a exploração dos recursos já começou com a chegada dos colonizadores, um país com uma rica biodiversidade ocasionada pelo clima tropical atraiu os olhares dos estrangeiros, o primeiro produto a ser explorado no país foi o Pau-Brasil, espécie que era abundante neste território, mas que hoje está em extinção. O Pau-Brasil era retirado e enviado para a Europa, devido à coloração avermelhada da madeira, ela era utilizada para fabricação de tinturas. Depois, as amplas terras brasileiras foram utilizadas para a plantação da cana-de-açúcar, produto também para a exportação, sendo que o clima e os solos férteis favoreceram esse cultivo. A exploração e o uso dos recursos eram feitos sem grandes cuidados com a preservação, o fator mais importante era produzir mais para lucrar mais, os solos foram empobrecendo e a biodiversidade sendo esgotada, enquanto a natureza sofria com as conseqüências, uma pequena parcela da população enriquecia sobre isso. A preservação da natureza nunca foi preocupação para aqueles que detinham o poder em suas mãos, as bases do desenvolvimento foram a propriedade privada e a natureza transformada em mercadoria, os bens naturais tornaram-se comercializáveis e a tudo foi atribuído um valor.

Imagem da Estação Ecológica de Arêdes

    No estado de Minas Gerais mais precisamente na nossa região, por estar localizada no Quadrilátero Ferrífero, a mineração exerce grande atividade. A exploração mineral se tornou mais evidente a partir da Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII, início do século XIX), quando a produção em massa intensificou a extração de minérios para abastecer a crescente indústria.Os minérios são realmente indispensáveis para a manutenção da atividade industrial, tendo em vista que produtos como automóveis, máquinas, tratores, entre outros, são fabricados a partir de matérias-primas vindas dessa extração.
    A mineração produz profundos impactos nos ambientes, alterando completamente o ecossistema e modificando profundamente a paisagem. Sem contar que contamina as águas com grande concentração de ferro e outros detritos; o prejuízo ambiental é muito elevado, pois alguns rios são assoreados, a fauna e flora contaminada, a cobertura vegetal é retirada e compromete a saúde do homem.  Os danos gerados nas áreas onde são desenvolvidas a mineração são irreversíveis.  Hoje os países menos desenvolvidos tomam como exemplo de desenvolvimento os países de primeiro mundo, aqueles onde as pessoas são totalmente submissas ao mercado, o consumismo sem limites é o que rege as relações sociais, a exploração da natureza é a base para o crescimento econômico e ainda com o crescimento populacional mundial existe uma certa necessidade de retirar da natureza um volume cada vez maior destes recursos, sabemos que estes não sobreviverão se continuar este ritmo, muitos elementos naturais já estão escassos e tendo que ser substituídos por outros, muitas espécies deixaram de existir, muitas áreas apresentam altos níveis de poluição e degradação ambiental.
      Assim, historicamente podemos analisar diante dos fatos  que a lucratividade oriunda da exploração exagerada dos recursos naturais ficam nas mãos de uma minoria e os prejuízos ambientais para toda a população atual e também futura.


Imagem de cava de mineração no entorno da Estação Ecológica de Arêdes e Monumento Natural Serra da Moeda


    A Estação Ecológica de Arêdes se destaca entre outras Unidades de Conservação por se localizar em uma região de intensa atividade minerária, com isso é local de importantes pesquisas e estudos sobre a interferência direta da mineração nos meios naturais. Além disso na EEA existem algumas áreas onde houve atividade minerária e passam por processos de reabilitação nas cavas e barragens.     

Imagem de cava  de mineração fora de atividade e passando  por processo  de reabilitação (Foto tirada 12/09/2012)

Imagem de cava de mineração em reabilitação (foto tirada 14/12/2012)
Imagem da Estação Ecológica de Arêdes (Foto tirada dia  04/03/2013)


" E melhor ser um homem de valor, do que ser um homem de sucesso "

Albert Einstein 



Nenhum comentário:

Postar um comentário