Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

As Unidades de Conservação e suas categorias


O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) define duas categorias de unidades de conservação: de Proteção Integral e de Uso Sustentável.
As Unidades de Proteção Integral têm como objetivo básico preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais.Em Minas, podem ser encontradas as seguintes categorias de unidades de conservação de proteção integral: 
Estação Ecológica
Reserva Biológica
Parque Estadual
Monumento Natural
Refúgio de Vida Silvestre
As Unidades de Uso Sustentável têm como objetivo compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais.
Em Minas, podem ser encontradas as seguintes categorias de unidades de conservação de uso sustentável:
Mais informações sobre as unidades de conservação estaduais de Minas Gerais podem ser obtidas junto à Diretoria de Áreas Protegidas do IEF pelo telefone (31) 3915.1345, e-mail cuco@ief.mg.gov.brou junto à Biblioteca do IEF.

Abaixo uma imagem da UC Estação Ecológica de Arêdes :

As Estações Ecológicas têm como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas. Pertencem ao grupo de unidades de conservação de proteção integral. São de posse e domínio públicos.
Nelas, á proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico. A pesquisa científica depende de autorização prévia do IEF.
Na Estação Ecológica só podem ser permitidas alterações dos ecossistemas no caso de:
I - medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados;
II - manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica;
III - coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas;
IV - pesquisas científicas cujo impacto sobre o ambiente seja maior do que aquele causado pela simples observação ou pela coleta controlada de componentes dos ecossistemas, em uma área correspondente a no máximo três por cento da extensão total da unidade e até o limite de um mil e quinhentos hectares. Confira o quadro das Estações Ecológicas de Minas Gerais no link a seguir. http://www.ief.mg.gov.br/images/stories/quadrosUCs/2012/estacoes_ecologicas.pdf .

Um comentário:

  1. I$$O NÃO Vale.
    S.O.S MEIO AMBIENTE. FORA Vale DA MORTE.

    Reunião vai discutir limites da Estação Ecológica de Arêdes
    www.almg.gov.br
    Audiência pública da Comissão de Meio Ambiente será realizada na terça (25), às 14h30, no Teatro.

    ResponderExcluir