Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Dia 21 e 22 de Março, dia mundial da floresta e da água

Ontém, quinta-feira (21) comemorou-se o Dia Mundial das Florestas, e é sempre bom lembrar  o porque de sua importância para a vida do planeta. 
As florestas variam de acordo com o clima, a região, o solo e a água, além das próprias espécies animais e vegetais ali encontradas. São importantes para a manutenção da vida na  terra, pois ocupam 30% da superfície terrestre.
 É importante preservar as florestas, pois as mesmas servem de abrigo para os animais, protegem o solo de erosões, favorecem a procriação de espécies animais aquáticas, acumulam substâncias orgânicas e dão muito mais qualidade de vida ao ser humano, e ainda existem florestas que são plantadas pelo homem, o que é uma ótima iniciativa para garantir a produção de determinado tipo de madeira. Esse tipo de plantação pode ajudar a manter o equilíbrio ecológico, porém não podemos desconsiderar o tempo necessário para que uma espécie se torne adulta e também no período de colheita.

Imagem de floresta plantada ( Eucalípto ) próximo a EEA
 Hoje comemoramos o Dia Mundial da Água, um dos bens mais preciosos existentes da natureza. Todos os seres vivos necessitam de água para sobreviver, porém mesmo sabendo disso o ser humano continua desperdiçando-a. 
  As florestas e águas trabalham em conjunto para manter o equilíbrio do planeta, e para entender melhor vamos a uma breve explicação do ciclo da água nas florestas:  
 A água de chuva que se precipita sobre uma mata, pode seguir  dois caminhos: volta à atmosfera por evapotranspiração ou atinge o solo. Na floresta, a interceptação da água acima do solo garante a formação de novas massas atmosféricas úmidas, enquanto a precipitação interna, através dos pingos de água que atravessam a copa e o escoamento pelo tronco, atingem o solo e o seu folhedo. De toda a água que chega ao solo, uma parte tem escoamento superficial, chegando de alguma forma aos cursos d’água ou aos reservatórios de superfície. A outra parte sofre armazenamento temporário por infiltração no solo, podendo ser liberada para a atmosfera através da evapotranspiração, manter-se como água no solo por mais algum tempo ou percolar como água subterrânea. De qualquer forma, a água armazenada no solo que não for evapotranspirada, termina por escoar da floresta, compondo o chamado deflúvio, que alimenta os mananciais hídricos e possibilita os seus usos múltiplos.


Imagem do córrego do Arêdes


Para comemorar as datas de grande importância, para a conscientização da preservação da biodiversidade, a equipe da Estação Ecológica de Arêdes juntamente com o IEF - Agência Avançada Itabirito , e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram atividades de educação ambiental com as escolas Professor Tiburcio ( 2ª e 4ª série) e Laura Queiroz Júnior ( 5ª série ). Os alunos tiveram palestras sobre o dia da floresta e da água, sobre a Estação Ecológica de Arêdes, e ainda uma oficina onde aprenderam como reutilizar o óleo de cozinha fazendo sabão. Seguem algumas imagens :









" A água de boa qualidade é como a saúde ou a liberdade: só tem valor quando acaba "
Guimarães Rosa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário