Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Posse do Conselho Consultivo Conjunto !

Imagem da Estação Ecológica de Arêdes (foto tirada dia 03/09/2013)
 
 
Olá a todos! Mais uma meta atingida em prol da conservação e muitos trabalhos pela frente, pois foi dado a posse do Conselho Consultivo Conjunto da Estação Ecológica de Arêdes e Monumento Natural Serra da Moeda. Um Conselho Consultivo tem a função de promover a integração das unidades de conservação com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da área do entorno. Integram os colegiados, além do IEF, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (ONGs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas. Os conselheiros tem mandato de dois anos.


Cerimônia de Posse do Conselho Consultivo Conjunto da Estação Ecológica de Arêdes e Monumento Natural Serra da Moeda

 No dia 12, em Itabirito, foi a vez dos 24 componentes do colegiado das duas unidades que compartilham funções. Esta é a primeira formação do Conselho Consultivo do Monumento Natural Serra da Moeda e da Estação Ecológica de Arêdes. De acordo com o gerente de Estação Ecológica de Arêdes, Luis Fernando Climaco, o conselho permite a participação social oferecendo condições para que cada integrante emita pareceres relacionados com a entidade que representa, auxiliando nas diretrizes para conservação das unidades. “A primeira missão dos conselheiros será a elaboração do regimento interno”, ressalta. O Monumento Natural e a Estação Ecológica de Arêdes fazem parte Serra da Moeda que se estende por 70 quilômetros ao longo das cidades de Nova Lima, Brumadinho, Itabirito, Belo Vale e Ouro Preto e está localizada na Cordilheira do Espinhaço. Com cerca de 1,7 mil metros de altitude, o maciço engloba bens de valor natural, arquitetônico, histórico e arqueológico, além de abrigar parte da história do ciclo do ouro em Minas Gerais assim como a região de Arêdes conforme já dito no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário