Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Dia Nacional do Cerrado, vamos proteger o que ainda resta!


Imagem de área de cerrado na Estação Ecológica de Arêdes.
Imagem de área de cerrado na Estação Ecológica de Arêdes.

Olá a todos! Hoje, sexta-feira dia 11 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Cerrado, e nós da Estação Ecológica de Arêdes exaltamos o valor do segundo maior ecossistema brasileiro!  Já foi constatado que no mundo existem 5.487 espécies de mamíferos, sendo o Brasil o segundo país que abriga o maior número de mamíferos, com 700 espécies. O número de mamíferos do Cerrado representa mais de um terço do total conhecido no país. Atualmente, apenas 3% do Cerrado está efetivamente protegido em unidades de conservação de proteção integral. É necessário frear imediatamente o desmatamento e ampliar a quantidade de UC’s. Além da diminuição das áreas naturais, existe a caça ilegal, os incêndios e as queimadas, como principais ameaças à sobrevivência das espécies. Essas ameaças podem afetar diretamente mais de 11 mil espécies de plantas, das quais 45% são endêmicas, e 2.500 espécies animais, e corresponde a 30% da biodiversidade brasileira. 

Imagem de espécie típica de cerrado. Foto tirada na EE Arêdes. 

O Cerrado possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem as principais bacias hidrográficas do País: Amazonas, Tocantins/Araguaia, São Francisco, Paraná e Paraguai. Essa riqueza hídrica tem um papel fundamental no abastecimento humano, na geração de energia e na produção agrícola. Ao mesmo tempo, é considerado um desafio mundial para a conservação da natureza pois a sua alta riqueza de biodiversidade está extremamente ameaçada. Nas últimas décadas, de acordo com dados do IBAMA (2014), houve uma redução de 48,4% do Cerrado. A taxa de desmatamento anual é de 0,69%, maior até que da Amazônia e dos demais biomas brasileiros. Se o ritmo continuar acelerado, estima-se um prazo de 40 a 50 anos para o completo desaparecimento de seus recursos florestais. Assim a conservação do bioma e a gestão territorial são elementos necessários para garantir água para o País e resguardar a sua Biodiverisidade. 

Mapa dos biomas brasileiros, de acordo com IBGE. (imagem da internet).

O Bioma Cerrado é um complexo vegetacional formado por um conjunto de fitofisionomias englobando formações florestais, savânicas e campestres. Na EE Arêdes este bioma é representado por formações savânicas (Cerrado Sentido Restrito) e formações campestres (Campo Limpo, Campo Sujo e Campo Rupestre). Várias espécies vegetais e animais do cerrado convivem hoje na Estação Ecológica de Itabirito. Então, no dia de hoje, vamos começar a observar de fato a importância deste bioma, e assim agirmos todos juntos, pois ainda há tempo de salvar a "caixa d'água" situada no coração do Brasil!

Imagem de área de cerrado na Estação Ecológica de Arêdes.


FONTES:
W.W.F Brasil
IBGE




















Nenhum comentário:

Postar um comentário