Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

A Fauna de Arêdes # 07 - Tico Tico de Máscara Negra


Tico-Tico de Máscara Negra. Imagem da Internet.

Olá amigos da conservação e da vida. Hoje vamos falar um pouco de mais uma das espécies da fauna que encontramos na região de Arêdes. Trata-se da espécie de Ave Coryphaspiza melanotis, popularmente conhecido como Tico Tico de Máscara Negra.  A presença do tico-tico-de-máscara-negra Coryphaspiza melanotis na EEE de Arêdes, espécie ameaçada de extinção que depende de áreas de campo preservadas para sua sobrevivência, se dá principalmente nas regiões de formações savânicas com a presença de espécies arbustivas de pequeno e médio porte. 


Tico-Tico de Máscara Negra. Imagem da Internet.

Na Estação Ecológica Estadual de Arêdes ocorreram registros da espécie em regiões de vegetação campestre savânicas considerando que seus hábitos são atribuídos a este tipo de ambiente. O Tico-Tico de máscara negra se alimenta de grãos, sementes, frutos e insetos geralmente no chão. Habitando os campos de vegetação arbustiva e campos limpos, em regiões de capim alto e algumas vezes, úmidos conforme a estação do ano, seus hábitos ainda foram pouco estudados sendo que  a espécie necessita de mais pesquisas e acompanhamentos para maior conhecimento. No que se refere a distribuição geográfica da espécie, no Brasil ocorre no Mato Grosso do sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Existe uma população isolada na Ilha de Marajó. Registros recentes foram efetuados no estado do Rio Grande do Norte entre 2008 e 2013 (Pichorim et al. 2014). De acordo com estudos variados, esta espécie está ameaçada de extinção por perda de habitat e as áreas preservadas na E.E.E. de Arêdes são refúgios para a sobrevivência da espécie.


Imagem da internet. Distribuição geográfica da espécie.


Fonte: Site Wikaves


Nenhum comentário:

Postar um comentário