Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O PL 4.696/2013 que altera os limites de Arêdes. Manifestação em prol da Conservação!

Olá a todos mais uma vez, hoje falaremos a respeito de uma proposta de alteração dos limites da Estação Ecológica de Arêdes que tramita na Assembléia. No final do ano passado foi aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais o Projeto de Lei (PL) nº 4.696/2013, que altera a área da Estação Ecológica de Arêdes. Este projeto de Lei prevê o acréscimo de mais de 1000 hectares à UC e a retirarada de três importantes áreas de conservação, áreas estas exploradas irregularmente no passado. Apesar de aprovado pela Assembléia tal Projeto de Lei ainda aguarda a assinatura do Governador para ser sancionado pois ocorreu reivindicação de ambientalistas a respeito. Tal reivindicação tomou as páginas da internet através de um  Abaixo assinado virtual com mais de 900 assinaturas até a presente data, que em um trecho descreve " através do PL 4.696/2013, em uma manobra de duvidosa moral e ainda ilegal, pois vai contra os artigos 5º e 22º da lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, sob a promessa de ampliação da área protegida, procura-se retirar três áreas importantes da Reserva a fim de que a exploração mineral retorne, degradando novamente esse precioso patrimônio mineiro no Sinclinal Moeda".


Imagem da reportagem no jornal O TEMPO.



Após a situação chegar ao Conselho Consultivo Conjunto da Estação Ecológica de Arêdes e Monumento Natural Serra da Moeda e ser discutida e analisada em reunião os conselheiros se manifestaram a respeito  e encaminharam para o conhecimento do Governador de Minas Gerais,do Secretário de Meio Ambiente do Estado, do Diretor Geral do IEF e Ministério público a opinião do Conselho referente a alteração da área da UC. Tal manifesto vocês podem conferir a seguir. 


Manifesto encaminhado ao Governador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário