Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

A FAUNA DE ARÊDES edição especial - Mês do Meio Ambiente

Sejam bem vindos amigos da conservação! Este mês, a série a "Fauna de Arêdes" não irá descrever uma espécie conforme ocorre normalmente. Em nome do mês do meio ambiente iremos compartilhar com vocês, informações sobre um pouco dos dados e levantamentos referente a fauna que ocorre na estação Ecológica estadual de Arêdes! 
·          

Imagem da Estação Ecológica Estadual de Arêdes. (Foto acervo da U.C).


A Fauna de Arêdes:

Apifauna

Foram constatadas na EEE de Arêdes 51 indivíduos de 4 famílias, 11 tribos, 13 genêros e 4 espécies conforme dados primários. A família melhor representada neste estudo foi a Apidae e a Tribo que melhor representou esta família foi a Bombini, composta por abelhas do gênero Bombus, popularmente conhecidas por mamangavas. Com a incorporação dos dados secundários confirmou-se o encontro de alguns gêneros de abelhas da família Apidae para a localidade, tais como Bombus, Xylocopa, Eufrisea, Centris, Epicharis, Exomalopsis, Euglossa e Melipona. O que há de grande relevância neste estudo foi a possibilidade do encontro e registro de indivíduos de alguns desses gêneros, que se encontram no status de conservação como ameaçada ou criticamente em perigo, tais como Bombus e Xylocopa, nas listas de espécies ameaçadas (no nível Estadual, Nacional e Internacional).

·          Ictiofauna

Em geral, os ambientes amostrados para a ictiofauna na EEE de Arêdes estão localizados em altitudes médias elevadas e são sistemas tipicamente lóticos de pequeno porte, rasos, de águas frias, bem oxigenadas e de valores, via de regra, baixos para condutividade, sólidos totais dissolvidos e pH.
Foram encontrados 144 indivíduos. Destes, constatou-se 11 espécies de peixes pertencentes à seis famílias presentes nos sistemas hídricos da EEE de Arêdes e em seu entorno imediato. A ictiofauna da EEE de Arêdes e de seu entorno imediato é constituída majoritariamente por espécies de pequeno porte, em populações pouco numerosas e de distribuição restrita entre os sistemas, exceto por táxons de maior porte e capacidade natatória, tais como Astyanax scabripinnis, Hoplias cf. malabaricus, Cetopsorhamdia iheringi e Rhamdia quelen, que podem se dispersar para além dos córregos e riachos da região. Ressalta-se o registro de uma espécie de Hypostominae ainda não descrito pela Ciência que parece restrita a poucos locais e apresenta baixa abundância observada (apenas dez exemplares até o momento), sendo aparentemente raro na região da UC.
·          
      Herpetofauna

A maioria das espécies foi registrada no interior da vegetação arbórea secundária e áreas de Cerrado com proximidade a algum recurso hídrico (lago, riacho, entre outros). Poucos espécimes foram encontrados em áreas abertas sem presença de vegetação e/ou recurso hídrico e estes, possivelmente, estavam em deslocamento para outras áreas.
Foi possível registrar, para a área de influência da EEE de Arêdes, 34 espécies sendo 21 de anfíbios e 13 de répteis. No que se refere aos anfíbios, as espécies distribuem-se em oito famílias: Bufonidae, Caeciliidae, Craugastoridae, Hylidae, Leptodactylidae, Centrolenidae, Brachycephalidae e Cycloramphidae. Os répteis pertencem à nove famílias: Polychrotidae, Tropiduridae, Teiidae, Viperidae, Leiosauridae, Dipsadidae, Elapidae, Gekkonidae e Mabuyidae.
Quando considerados também os dados secundários, a EEE de Arêdes e seu entorno possuem potencial para 70 espécies entre répteis e anfíbios.
·         
             
Imagem da ave Fim-Fim (Euphonia chlorotica) na Estação Ecológica Estadual de Arêdes. 
(Foto do acervo da U.C).

Avifauna

Os dados obtidos durante os estudos para o Plano de Manejo da EEE de Arêdes apontam a existência de uma avifauna rica e diversificada nesta UC, contando com táxons endêmicos do Cerrado e da Mata Atlântica, bem como espécies raras e ameaçadas de extinção. Os estudos resultaram no registro de 186 espécies de aves, distribuídas em 46 famílias. A família mais bem representada foi Tyrannidae com 33 táxons, seguida por Thraupidae, com 26. Após a incorporação dos dados secundários os resultados são ainda mais notórios, alcançando um total de 217 espécies de aves, distribuídas em 47 famílias.

  Mastofauna

Um total de 30 espécies de mamíferos terrestres de pequeno, médio e grande portes foram registradas na região da EEE de Arêdes. Em geral todas as espécies são comuns e de ampla distribuição no Cerrado e na Mata Atlântica. Se considerados os dados museológicos e de outros trabalhos realizados na região, o número total de mamíferos que potencialmente podem ocorrer na EEE de Arêdes e região de entorno eleva-se para 71 espécies distribuídas em nove ordens e 24 famílias.
As espécies mais abundantes encontradas na comunidade de pequenos mamíferos na EEE de Arêdes foram os roedores Necromys lasiurus e Cerradomys subflavus. Quanto aos mamíferos de médio e grande portes, foram registrados 21 espécies distribuídas em 6 Ordens e 13 Famílias, com destaque para o lobo-guará Chrysocyon brachyurus, onça-parda Puma concolor, gato-do-mato Leopardus sp, raposa-do-campo Lycalopex vetulus, tamanduá-mirim Tamandua tetradactyla e o sauá Callicebus nigrifons.


Imagem de pegada do Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus) na Estação Ecológica Estadual de Arêdes. (Foto do acervo da U.C).

Fonte:
Plano de Manejo da Estação Ecológica Estadual de Arêdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário