Sejam bem vindos ao blog da Estação Ecológica de Arêdes ! Aqui Você acompanha o que acontece na Unidade de Conservação situada no município de Itabirito e ainda participa de vários assuntos voltados a importância de conservar o nosso patrimônio natural e histórico cultural.

segunda-feira, 8 de junho de 2020

COMO E PORQUE SURGE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO - Mês do Meio Ambiente -


Olá amigos da conservação! Hoje, iniciamos a série de post's do mês do Meio Ambiente, iremos falar um pouco sobre as Unidades de Conservação, e entender um pouco mais sobre sua história. 


 Imagem da Estação Ecológica Estadual de Arêdes. (Foto - acervo da EEEA)

                      
No planeta Terra, há uma gigantesca diversidade de biomas e seres vivos: florestas, lagos, campinas, desertos, pântanos, oceanos e muitos outros habitats abrigam uma variedade incrível de criaturas, como cachorros, ursos, macacos, pássaros, peixes, formigas, cobras, tartarugas e milhares de outras. Bactérias, fungos, vírus e protozoários, escondidos em seu mundo microscópico, vivenciam uma realidade aparentemente sem ligação nenhuma com a nossa. Às vezes, parece até que cada ser vivo cuida de sua própria vida, sem influenciar ou ser influenciado por outros. Contudo, isso é apenas uma falsa impressão. 

Um do problemas da sociedade atual é que as questões sócio-ambientais revelam um modo de produzir cada vez mais insustentável, que visa ao lucro sem medir conseqüências e é baseado na produção industrial ininterrupta e no consumo de massa. 

Ao longo da história, a raça humana vem criando diferentes modos de se relacionar com a natureza. Desde a pré-história, com a descoberta do fogo, da agricultura e da pecuária, a capacidade do homem de transformar e agir na natureza tem se tornado maior. Contudo, a partir da Revolução Industrial, a ação do homem sobre o meio ambiente tem se tornado cada vez mais insustentável e destrutiva. 


Imagem da internet.


Assim, nos tempos atuais, a sociedade começou a verificar a necessidade de se criar áreas protegidas por lei, as quais tem a finalidade de formar um mosaico desses ambientes que possuem características naturais  únicas e essenciais para a sobrevivência humana.  

As Unidades de Conservação, tais como parques, Monumentos Naturais e as Estações Ecológicas são um exemplo deste patrimônio  de valor inestimável, com um potencial enorme para promover benefícios significativos ao bem-estar humano e ao desenvolvimento, de forma racional e sustentada. 
A existência dessas áreas gera benefícios para toda a sociedade, por meio dos chamados serviços ambientais - além de resguardar este patrimônio natural e cultural para as futuras gerações.


Entre o serviços ambientais realizados pelas Unidades de Conservação estão:


- Fornecimento contínuo de água de boa qualidade; 

- Melhoria microclimática nas regiões com temperaturas extremas e excesso de poluição; 

- Polinização, que garante a alta produtividade dos cultivos agrícolas, banco genético, proteção e conservação do solo; 

- Proteção de encostas diminuindo a gravidade dos desastres naturais; 

- Mitigação aos efeitos das mudanças climáticas; 

- Sanidade da produção agropecuária, entre outros.  


Imagem da Estação Ecológica Estadual de Arêdes. (Foto - acervo da EEEA).


O SNUC

No Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) é um conjunto de normas e procedimentos oficiais que possibilitam às esferas governamentais federal, estadual e municipal, bem como à iniciativa privada, criar, implementar e gerir no país as unidades de conservação (que são as representantes no Brasil do que internacionalmente é conhecido como área protegida), sistematizando assim a conservação da natureza no Brasil.

Aqui em Minas Gerais, a identificação, criação e implantação de áreas protegidas é um das atribuições do Instituto Estadual de Florestas. Atualmente existem em Minas Gerais, dez categorias de unidades de conservação e áreas protegidas. 


Imagem da Estação Ecológica Estadual de Arêdes. (Foto - acervo da EEEA).




Fontes:


- links:

Site do WWF
Site do IEF
Site do Meio Ambiente.gov

Artigo: As relações entre o homem e a natureza e a crise sócio-ambiental. Rio de Janeiro, RJ. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 2007.  Albuquerque, Bruno Pinto de.

Nenhum comentário:

Postar um comentário